28 de março de 2010

ACIDENTE

São 1 da manhã, não consigo dormir...

Sinto que tenho a noite toda para escrever com o indicador atrofiado da minha mão esquerda, vou procurar transmitir o que me vai na alma:

Hoje de manhã tive um acidente de BTT, disputava-se o campeonato nacional ori-btt de distância média. Para o cp6 não tive dúvidas na opção, tinha que passar a auto-estrada e num aceiro à esquerda com linhas de alta tensão (simples). Ia muito rápido (40 km/h) quando 5 metros depois de ter entrado no caminho ser bloquedo por um arame de ferro colocado a meia altura.

Como é que eu detectava este maldito arame com 3mm de espessura? (tenho-me questionado)

Com uma pedalada forte, mãos bem firmes na BTT, já a observar o horizonte do caminho que seleccionara, eis que o arame me rasga o braço direito junto ao pulso e o braço esquerdo na zona do bicep. Fiquei com golpes profundos que ainda foram atenoados pelo suporte do porta mapa situado no guiador da BTT.

Se o arame tivesse colocado uns centimetros mais alto, corria o risco de ter danos irreversíveis nos braços com hemorragias brutais e provavelmente a estrutura ossea gravemente danificada. Se tivesse sido ao nível do pescoso era morte certa! (não consigo deixar de pensar nestas possibilidades)

Perdi muito sangue. Não tinha forma de parar as hemorragias. Gritei por auxilio. Atletas iam chegando (obrigado a todos). Carros paráram. Houve alguém que ligou para o 112. O INEM não demorou muito tempo, dado as circuntâncias até foi rápido. Fizeram-me umas ligaduras apertadas para estancar o sangue e seguimos em direcção ao hospital da Feira. (estava desiludido? com medo? estava com dores? não sei - pensava na minha familia, era o que eu pensava.)

O serviço de urgência funcionou bem, fui bem atendido no hospital. Com a devida anestesia fui suturado com 17 pontos (7 no braço direito e 10 no braço esquerdo). O médico era do Benfica. A esposa do Sr. Joaquim Margarido é lá enfermeira e foi muito atenciosa, obrigado Sra. Graça.

A Márisa+bébé, a Mãe, o Pai, o Guilherme e o Inácio chegam ao hospital e digo que está tudo bem. Ainda com os efeitos da anestesia olho para o relógio e vejo que ainda vou a tempo de participar no sprint! O médico disse que eu era maluco mas garantiu que os pontos não iriam abrir. Esperanças loucas para voltar a andar imediatamente de BTT com 17 pontos, golpes profundos com veias danificadas e com perda volumosa de sangue. As pernas estavam boas (pensava). Passado meia hora não conseguia mexer os dois braços com dores, na mão direita o maldito arame esfolou-me um tendão e a mão+pulso esravam a ficar cada vez mais inchados (nem conseguia mexer os dedos).

Vamos para casa disse o meu pai. Já chega, vamos descançar. Vamos ver o Benfica (disse eu). Passámos pelo event center para nos despedirmos da malta amiga. Chorei com dores no caminho para casa. Não aguentei.

Estou temporariamente incapacitado dos dois braços. Não consigo puxar a berguilha.

O Benfica ganhou. A Márisa vai ter o bébé para breve.

Não sei quando vou estar em condições físicas e psicológicas para voltar a andar de BTT (2 semanas, 3 semanas, 1 mês?).

Vou ponderar o meu Futuro na modalidade. Não sei qual é a prioridade do Ori-BTT na minha vida.

Vou recuperar forças junto da minha família e fazer opções (espero não apanhar arames).

A organização do evento teve responsabilidades no sucedido, mas compreendo a situação. O Fernando Silva acompanhou o acidente e disponibizou todos os meios necessátios para atenuar os danos, obrigado pela atenção. Os acidentes acontecem. Espero, sinceramente, que este caso sirva de exemplo para que não haja mais acidentes desta natureza no futuro. Não desejo o que me aconteceu a ninguém , o médico disse que eu tive SORTE.

Acho que estou com algum stress pós traumático... é a vida...

29 comentários:

As Minhas Pedaladas disse...

Que situação!!! As melhoras colega do pedal!

Ricardo telmo disse...

Forca ai! Boa Recuperacao!

Unknown disse...

Bem Daniel sabes que agora o mais importante é a tua recuperação e que todos no Ori-Btt estamos contigo. Soube logo do sucedido e eu próprio me considerei um atleta com sorte pois optei por outra abordagem ao meu ponto que até ficava perto do teu.

Espero que melhores rapidamente mas com calma,e claro que esse rapagão te ajude também, mais que não seja com umas noites mal dormidas...xd

Abraços

Tiago Romão disse...

Grande Daniel,
Espero que recuperes o mais rápidamente possivel e sem mazelas.
Compreendo perfeitamente que queriras repensar a importancia do Ori-BTT, afinal essa situação não é nada fácil.
Não entendo como é possivel que a organização não tenho prevenido esse tipo de acontecimentos.
Isto é mais ou menos como numa pista de uma prova de btt termos um arame a atravessar a pista, pois no ori-btt todos os caminhos são pistas de corrida...
Enfim... melhoras...

Unknown disse...

Força Daniel. Aproveita para descansar. Vais ver que com o teu filho ao colo os braços deixam de doer. Rápidas melhoras e até um dia destes algures na floresta.

Unknown disse...

Força Daniel! Tu és forte... Sei que neste momento tudo parece difícil... Mais um dia ou dois e a dor, não física, melhora... E sei que dentro de dias, ficarás com certeza, muito animado e "esquecerás" um pouco o que te aconteceu por agora... O OriBTT certamente não será o mais importante na tua vida, mas faz-te falta... Conta comigo no que precisares. As melhoras. Susana Pontes

NANDO_BTT disse...

Viva Daniel

A notícia do que se tinha sucedido abalou todos os que tiverem conhecimento dela. Ainda me recordo perfeitamente da dificuldade que tive em transmitir a situação ao teu pai pois na altura as informações não eram muitas e as que chegavam eram de alguma gravidade. Nessa área de prova detectamos algumas situações com arames a atravessar os caminhos. Além de as sinalizarmos no mapa procuramos também colocar uma fita de sinalização pendurada de forma a tornar o arame perceptível. Várias situações como esta foi tomada em consideração por nós. No entanto ainda no fim de semana anterior à prova a equipa que trabalhou nessa zona do mapa comenta que não havia presente essa obstrução. Neste sábado de manha aquando da colocação do ponto próximo desse local a abordagem foi pelo lado Sul do mapa e após a colocação deste retornaram pelo mesmo sítio. Desta forma a equipa não passou por esse entroncamento no início da prova. Lamento imenso que assim não tenha sido pois teríamos conseguido identificar esta situação e evitar este grave incidente e também alguns mais ligeiros de outros atletas. Pessoalmente sinto-me muito triste com esta situação e por outro lado também me sinto algo incapaz de não termos conseguido controlar a 100% esta situação. Na verdade alguns proprietários têm esta tendência de vedar as suas propriedades que torna perigosa a nossa passagem. Sei isto também por experiência própria. Isto é algo que pode ser colocado num terreno privado em qualquer altura mas concordo que é algo a que qualquer organização deve estar atenta de forma a tentar evitar cenários como o que aconteceu.

De momento espero que a tua recuperação seja o mais rápida possível e mais uma vez lamentamos o sucedido. No caso de haver algo em que possamos ajudar por favor não hesites em nos contactar.

Felicidades ti e para a Marisa nesta nova etapa da vossa vida … Sabes o que se costuma dizer... Só custa os primeiros 20 anos… :) Depois é fácil… :)

Fernando Silva

Mário Santos disse...

Olá Daniel,

Só de ler a descrição, arrepia... fez-me reviver uma prova de Ori-Pedestre, há uns 5 anos, lá para cima para o Norte (Melres), onde indo eu em plena corrida choquei de cara com o fio de um poste que, na diagonal, cruzava o caminho carreteiro por onde seguia a toda a velocidade... só me lembro de ter levado como que uma paulada vinda não sei de onde, a parte de baixo do corpo continuou e a de cima ficou, levando a um malho tipo placagem... tive sorte que só fiquei com um olho negro, mas a minha prova também acabou por ali.

São riscos do desporto... talvez devesse estar sinalizado e não estava, não sei... tu tens tido alguns azares e sempre em momentos chave. Este era o FDS dos Camp. Nacionais e isso agrava-te o estado de alma. É uma contrariedade e o importante agora é curares-te completamente. Para estes Campeonatos não há nada que se possa alterar. Como dizes, felizmente que as lesões não foram mais graves.

Sei que estás desanimado, mas também sei que tens uma família e amigos que te apoiam a 300%! Tenho um feeling que quando recuperares, essa mágoa terá desaparecido e a tua força de vontade será ainda maior. A vida tem destas coisas: às vezes prega-nos partidas. Não devemos deixar que essas partidas nos enfraqueçam.

Também sei que em alta competição, como é o teu caso, estes incidentes não são bem-vindos, porque obrigam a dar alguns passos atrás. Mas, como tu dizes, apesar de grave, podia ter sido bem pior.

O importante agora é recuperares fisicamente e psicologicamente. Decerto saberás tomar a decisão que melhor se adequa àquilo que vais sentir quando saires deste momento mau.

Assim ficas com mais tempo para acompanhar a Marisa e o bébé. ;-) Espero que corra tudo bem contigo, com a Marisa e com o bébé!

Um abraço,

Mário

Albano Joao disse...

Força grande campeão. A tua força e da tua família (incluindo o David) vão fazer que tu recuperes rápido e comeces a treinar de modo a nos dar uma grande alegria nos mundiais.
Abraço Amigo
Albano e Palmirita

Albano Joao disse...

Força grande campeão. A tua força e da tua família (incluindo o David) vão fazer que tu recuperes rápido e comeces a treinar de modo a nos dar uma grande alegria nos mundiais.
Abraço Amigo
Albano e Palmirita

Cláudio Tereso disse...

Ui, que pouco divertido!

As melhoras rápidas. Estou certo que vais estar de volta a pedalar antes do diabo esfregar um olho!

Cláudio Tereso disse...

UI que dor!

Espero que o espirito já esteja mais forte do que quando escreveste o post :)

Quanto ao corpo, ele que espere. Há-de voltar ao sitio!

António Rusga disse...

Infelizmente não pude ir aos CN... é a vida... mas fiquei colado ao PC para ir acompanhando os resultados.

Quando te vi com MP na Média, estranhei... mas calculei que fosse uma avaria.

Quando vi os DNS no Sprint e depois na Longa, percebi que devia ter sido grave, mas nada que me fizesse pensar nisto.

Força e ânimo para uma rápida recuperação! Agora aproveita o descanso para curtires o nascimento do v/filho. Vais ver, é uma cacetada muito maior que a do arame, apenas no bom sentido ;-)

Abraço
Rusga

pompino disse...

PutoXunga, acabei de saber do teu acidente e vim ao teu blog...agarrei-me aos meus braços só de ler, mas afinal o que é importante é que o medico era do benfica. acho que o luisão te dedicou o golo. a marisa puxa-te a berguilha nao te preocupes. essa tua doença mental continua a agravar-se...recomendo usares uma armadura medieval nas proximas provas. ajuda a descer com o peso. meu, vou para a patagonia para a semana e fico a torcer pela tua recuperação rapida. beijos (na barriga da Aisha).Saudades.

João Ferreira disse...

Grande Dani!!!
Soube do que tinha acontecido mal cheguei da prova. As informações eram poucas mas dava para perceber a gravidade da situação. Fiquei triste quando soube, apesar de concorrentes somos amigos e companheiros de selecção e sei a importância que tinha a prova para ti e as circuntâncias em que estavas a competir. Espero mesmo que a Ori-BTT continue a fazer parte da tua vida, com um novo membro na família que chegará em breve.:) Recupera bem. Estamos todos a torcer por ti. És sem dúvida o melhor atleta de Ori-btt português. Força e que corra tudo bem. Vai dando notícias.

Cumprimentos
João Ferreira

Ferrão disse...

Rapidas melhoras, e que para o proximo campeonato nacional de Ori-btt(já o de 2011) possas rir do susedido!
E claro, na proxima prova da taça também!
Força e rapidas melhoras!

Pedro Dias disse...

Grande Campeão!
Soube agora pelo teu blogue do sucedido. Também estranhei o MP e o DNS, mas como não compareci no sprint e no Domingo, pelas próprias vicissitudes da prova, não demorei muito tempo no local, não soube da tua infelicidade.
Penalizo-me pois, por não ter estado no hospital a acompanhar o sucedido. Esse estado de espírito é normal, mas tenho a certeza que irá em breve ser alterado. Como dizes é o trauma pós-acidente.
Conheci-te mais directamente através do grupo de selecção. Nos treinos e na postura demonstraste não só seres um grande atleta, mas principalmente um grande Homem. Disto se faz também um Campeão! Tens qualidades inatas para este desporto e tenho certeza absoluta que o teu objectivo, para o qual trabalhas tão intensamente há tanto tempo não será colocado de parte.
Descansa e recupera totalmente. Virás com mais força e com a postura que tantas vezes nos contagia para tentarmos sempre encontrar soluções para as adversidades!
Da minha parte terás todo o apoio.
Grande abraço
Pedro Dias

Zen disse...

Daniel, um campeão irá restablecer-se depressa!

A FPO devia estar mais atenta à qualidade das organizações. Pelos vistos as críticas avolumam-se sem que muito esteja a ser feito ( o Campeonato Nacional das CA´s no ano passado foi um exemplo "dramático" disto).

Sinceras melhoras.

Abraço.

Paulo Franco disse...

Grande Daniel! Dentro do azar, fico contente pela sorte... Estou convicto, pela tua preserverança e atitude positiva que em breve estarás pronto para dar o teu melhor novamente.

O vencer destes obstáculos faz-nos mais fortes.

Força amigo, contamos contigo para o Mundial!

Abraço.
Paulo Franco

Fausto Ferreira disse...

Daniel, só soube agora pela net e apesar de estar muito longe não queria deixar de enviar-te um forte abraço. Força e as melhoras!

Arnaldo Mendes disse...

Força e coragem.
Por vezes neste mundo nem tudo nos corre de feição, também temos momentos negros. Só quem passa por elas sabe dar valor e de cabeça quente muitas coisas, menos boas, nos passam pela alma.
Mas depois com o tempo a confiança volta de novo.
Boa recuperação e votso de que no mais breve espaço de tempo possivel voltes a pedalar conosco, penso que todos na modalidade temos muito a aprender contigo.

Arnaldo

Carlos Lourenço disse...

Daniel, as tuas melhoras e na Orientação estamos todos contigo e vamos continuar na mesma amigo.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Boa noite Daniel.

As melhoras rápidas é o que eu te desejo.Parabéns para a familia toda pois brevemente irão ter mais um ou uma a pedalar lá em casa.E não desistas agora. Recupera ganha mais umas provas e depois lá para os 70 anos reformas-te do ori-BTT.
boa recuperação.
Aínda quero participar numa prova contigo.
Vemo-nos na Caranguejeira

Reinoite

Nuno Pires disse...

Daniel, só hoje vi em detalhe o estrago que este arame fez, quer a nível desportivo, que a nível emocional, neste momento sempre delicado para ti e para qualquer família. Torço que, para já, a próxima semana te traga a alegria e o sorriso dum pai, e no futuro próximo, o do regresso dum campeão.

Anônimo disse...

Desejo de recuperação rápida Daniel...o mais importante é que já estás junto da tua familia e podia ter sido muito pior. Ainda te vou ver a obter um grande resultado no campeonato do mundo :)

Grande abraço

Pedro Duarte

Anônimo disse...

Força Daniel!! São momentos muito dificeis que deves estar a passar, mas quero que saibas que todos nós, companheiros do pedal, te desejamos as melhoras e que recuperes rápido!
Comecei no ori-btt há muito pouco tempo, mas desde a primeira prova que percebi que és uma referência, neste desporto em portugal!
Aquilo que te aconteceu foi realmente muito mau, numa altura muito má! Mas de certeza que vais ultrapassar esta fase, com o apoio de todos nós e das pessoas mais proximas de ti!!
Um abraço, e as melhoras!
Claudio Santos (BTT terras de loulé)

Rita Madaleno disse...

Daniel, força nisso!
todos sabemos que és forte e que rapidamente irás recuperar!
Que corra tudo bem contigo e com o nascimento do teu filho!
contamos contigo para o campeonato do mundo!
As melhoras!

Parafita disse...

Eu que sou mais um dos admiradores do pelotão, não vejo o OriBTT sem o Daniel Marques a dominar as provas nacionais.

Olha, aproveita a pausa forçada para curtir o momento único que se aproxima.

E quando voltares aos trilhos, será com mais vontade do que nunca.

RP

Almeida disse...

Caro Amigo,
Estive fora do país, só agora tive conhecimento desta tua infelicidade.
Fico feliz pela tua Familia, o mais importante.
Deixo um apelo a todos os organizadores para que vistoriem rigorosamente todos os espaços de competição, embora ciente de que os acidentes (por maldade) não sejam erradicados definitivamente.
Força Amigo campeão!
Abraço