19 de agosto de 2009

Taça do Mundo: melhor posição de sempre no ranking



Depois do MTBWOC2009, e com a época a terminar, atingi o meu melhor resultado de sempre no ranking da Taça do Mundo, um 19º lugar.

Esta época teve altos e baicos, mas prcurei dedicar-me ao máximo! Fiz bastantes sacrificios para treinar duro e marcar presença em provas internacionais. Infelizmente não estive bem no campeonato do mundo (competição para a qual trabalhei bastante), senti-me abaixo de forma, longe das prestações que eu mostrei ao longo deste ano. Foi frustante, mas ganhei mais experiência e sinto-me mais capaz para encarar futuros eventos internacionais.

Há muita competividade lá fora, chegar ao TOP10 requer trabalho, dedicação, disponibilidade e também algumas moedas para sustentar participações nos eventos internacionais. Nós questionamo-nos muitas vezes como os melhores do mundo treinam, qual é o método para obter prestações de excelência?
Têm chips na tola?
Consomem bagaço ao pequeno-almoço?
Talvez não, mas na verdade, o segredo é simples, são atletas com licensa para treinar exclusivamente para a orientação em btt. Não quer dizer que sejam profissionais, visto que não são compensados financeiramente pelos seus resultados desportivos, mas a maioria desempenham funções militares e têm autorização e condições para treinar a tempo inteiro. Este modelo não é sustentável para quem têm uma vida com responsabilidades profissionais e académicas, como é o meu caso e o dos meus colegas de selecção. Neste deporto, como na vida, não há milagres (talvez haja momentos de sorte), mas se quiseres resultados de topo consistentes tens que treinar muito, trabalhar mais que os outros, mas tens que ter condições para isso, sentires apoio!
Nós por cá somos teimosos e persistentes, por isso vamos continuar a tentar melhorar as nossas prestações lá fora! A Orientação Portuguesa merece de nós, atletas, um esforço suplementar para continuar a melhorar os resultados internacionais. Acho que há muita força humana a trabalhar de forma voluntária para desenvolver o nosso desporto, esse tipo de apoio deve ser respeitado. Deste modo, deixo desde já o meu compromisso de continuar a trabalhar com a máxima dedicação em prol da modalidade, com o objectivo assumido de chegar às medalhas no MTBWOC2010 que se irá disputar cá dentro, em Montalegre, Portugal.

4 comentários:

Albano Joao disse...

Quem luta sempre alcança.
És um exemplo para todos nós.
Tal como tu, nós temos esperanças que para o ano e pela primeira vez em Seniores e num campeonato do mundo, se veja a nossa bandeira hasteada.
Obrigado pelas alegrias que nos dás.
Abraço
Albano João

bo disse...

Espéctáculo! e Parabéns, como o Albano disse és um exemplo, eu o que tenho aprendido é aqui a analisar as tuas opções, continua a treinar e a motivar-nos.
Abraço
BO

Anônimo disse...

Mais uma vez, parabéns!
Tu tens a fibra, a raça, o querer e sabes respeitar-te.
Outros terão de te proporcionar as melhores condições possíveis.
Abraço
AA

Anônimo disse...

Estar dentro do TOP 20 do Ranking Mundial é obra!!!

E é também o resultado de objectivos bem definidos, muito trabalho e espírito de sacrifício!

As dificuldades por que tens passado tornaram-te mais forte e decerto, a cada novo dia, saberás encontrar a inspiração que precisas para te manteres motivado a elevado nível, pois só com grande motivação e determinação é possível a superação!

E nunca te esqueças que "se é possível, está feito! Se é impossível há-de fazer-se!"

Um abraço e parabéns mais uma vez.

Mário Santos