23 de agosto de 2012

MTBOWOC2012 - Hungria



Está a decorrer na Hungria o 10º Campeonato do Mundo de Ori-BTT.

Sou o responsável pela comitiva portuguesa, recentemente assumi o cargo de selecionador nacional Ori-BTT e também faço parte da direção da FPO. Desde 2010 que estou afastado dos treinos, participo nas provas procurado apenas a vertente de lazer da modalidade, portanto decidi contribuir de outra forma para o sucesso do Ori-BTT português. Participei no Sprint e na Distância Média com o objectivo de exprimentar os mapas, o meu papel na seleção é dar apoio aos nossos atletas. Apesar de ser um (ex)atleta experiente, sem trabalho físico não há resultados

Hoje é dia de descanso e vou aproveitar para fazer o balanço do sprint e da distância média, assim como divulgar as expectativas para as estafetas e distância longa.


Homens Elite:
 - Davide Machado (.COM)
 - João Ferreira (DAR)
 - Carlos Simões (COALA)
 - Luis Barreiro (NADA)
 - Daniel Marques (COC) Oficial

Damas Elite:
 - Rita Madaleno (ADFA)
 - Tania Costa Covas (.COM)
 - Margarida Guerra (CRP)

Juniores Masculinos:
 - Miguel Pires (.COM)

Veteranos Masculinos (M40):
 - Rui Botão (CPOC)
 - Mário Marinheiro (CPA)
 - Octávio Andrade (.COM)

Veteranos Femininos (W40):
 - Susana Pontes (CPOC)

SPRINT
Podemos dizer não começamos bem. Num mapa muito técnico de difícil progressão e com condições climatéricas exigentes os nossos atletas estiveram abaixo das expectativas iniciais. Cometerem-se vários tipos de erros. A começar pelos "missing points", eu que num azimute mal tirado fui controlar um CP numa reentrância 50 metros ao lado, o Carlos Simões que saltou um CP e o Miguel Pires que na parte final não conseguiu também evitar um erro de orientação e consequente desqualificação por errar um CP. As coisas são como são, se eu por um lado alertei para a vital importância de confirmar os códigos dos CPs, eu próprio não o fiz. Enfim, na intensidade da competição há coisas inexplicáveis...
No sector feminino sentiu-se muita falta de experiência em terrenos desta natureza, fazer orientação com bicicleta sem caminhos é algo que as nossas atletas não estão habituadas.
O Luis Barreiro teve uma estria razoável, mas ficou com a sensação que poderia ter feito melhor (a 1ª metade da tabela seria o grande objectivo), penso que ainda tem uma boa margem de progressão. É continuar a trabalhar para o futuro.
O João Ferreira teve dois erros [navegação (7) e opção (4)] que o afastaram do 1/3 da tabela classificativa, o seu grande objectivo.
O Davide Machado falhou em duas escolhas de opção (4)(9) e teve também três erros de navegação (7)(11)(12), o que a este nível é fatal. A frustração ficou patente, dado que o TOP10 era alcançável.

Resultados Ncionais Sprint:
(ME) 21º Davide Machado 28:25
(ME) 55º João Ferreira 33:34
(ME) 61º Luís Barreiro 35:17
(ME) mp Daniel Marques
(ME) mp Carlos Simões
(WE) 50º Tânia Costa Covas 36:29
(WE) 51º Rita Madaleno 36:41
(WE) 63º Margarida Guerra 47:05
(M20) mp Miguel Pires




DISTÂNCIA MÉDIA
Houve melhorias em relação ao sprint, no entanto verificou-se erros na escolha da opção. Eu fui o primeiro a entrar na floresta, fiz uma prova muito regular mas muito condicionada pela deficiente capacidade física, uma queda aparatosa demonstra a minha dificuldade a andar de bicicleta. Nas damas elite a Rita foi a nossa melhor classificada, mas ainda assim longe da prestação ideal, a Margarida Guerra repetiu o 63º lugar do Sprint e a Tania Costa Covas quedou-se pela 66º posição. O Miguel Pires teve uma prestação irregular mas saiu motivado com o 49º lugar. Nos homens elite João Ferreira e Carlos Simões não ficaram satisfeitos com as suas prestações, faltou concentração em alguns momentos, sinal que poderiam ter feito bem melhor.
Em relação ao Davide Machado foi emocionante acompanhar a sua prova em GPS directo. Um erro de opção para o CP11 (que curiosamente eu também cometi dado que o traço magenta de ligação sobrepunha metade do caminho) fez com que perdesse 1 minuto, depois a pedalar junto com o atleta francês Yoann Garde os níveis de concentração baixaram e um erro de navegação para o CP17 representou mais 30 segundos, e já no final para o CP18 e para o CP20 teve mais 30 segundos de erro (opções).Os seja, uma prova limpa daria a 2ª posição...

Resultados Ncionais Distância Média
(ME) 11º Davide Machado 53:14
(ME) 48º João Ferreira 1:00:33
(ME) 70º Carlos Simões 1:03:42
(ME) 83º Daniel Marques 1:09:06
(ME) 84º Luís Barreiro 1:09:23
(WE) 54º Rita Madaleno 1:03:12
(WE) 63º Margarida Guerra 1:15:02
(WE) 66º Tânia Costa Covas 1:16:59
(M20) 49º Miguel Pires 54:12




ESTAFETAS (24/08)
Em relação aos Homens Elite o nosso principal objectivo para as estafetas é melhorar o 9º lugar alcançado em 2010 (Montalegre). São 22 países e é uma missão difícil. A equipa vai ser constituída por João Ferreira (1º percurso), Carlos Simões (2º percurso) e Davide Machado (3º percurso). Vamos ver se o João Ferreira consegue um bom arranque para depois o Carlos Simões segurar a posição, podendo o Davide Machado ganhar algumas posições no fôlego final.
As Damas Elite têm 17 nações a participar. A Tania Costa Covas começar de início, sendo que a Margarida Guerra segue em segundo e a Rita Madaleno fecha a equipa. Um bom lugar seria o 14º posto, mas para isso temos que conseguir superar países com o Japão, USA e Grã-Bretanha. Temos duas atletas estreantes por isso não há expectativas elevadas, a ideia é fazer o melhor possível.



FINAL LONGA (25/08)
Apenas 4 atletas conseguiram o apuramento:
 - Miguel Pires (M20)
 - Rita Madaleno (WE)
 - João Ferreira (ME)
 - Davide Machado (ME)
Vai ser uma prova com grande exigência técnica e física. Ficaria contente se o Miguel Pires e a Rita Madaleno conseguissem um lugar na 1ª metade da tabela classificativa. O João Ferreira tem como grande o objectivo o 33º lugar, posição 1/3 tabela classificativa que lhe daria um estatuto de alta competição nível B. Para o Davide Machado há muita ilusão, melhor que o 8º lugar é o meu desejo. A distância longa é o formato de prova em que ele se sente mais à vontade. Vamos todos apoiá-lo para que ele consiga fazer o melhor resultado possível. O mapa vai ser similar ao que os nossos atletas encontraram na qualificatória, onde o Davide fez o 3º lugar na sua manga, é um bom preságio.


Termino comunicando um resultado histórico, a Susana Pontes (W40) conseguiu a medalha de bronze na prova de Sprint no campeonato do mundo de veteranos:

W40 (13 atletas):
1ª Veronika Cseh (HUN) 24:15
2ª Verka Parizkova (CZE) 27:00
3ª Susana Pontes (POR) 27:56
4ª Andrea Rejholcová (CZE) 27:58
5ª Olga Koutná (CZE) 28:35
6ª Aurelie Villar (FRA) 30:23


Parabéns Susana!

Podem acompanhar o resto da competição em http://www.mtbo.hu/mtbwoc2012.php/live 

Para além dos pontos rádios a organização disponibiliza os tracks GPS e imagens da competição, tudo em directo!

Um comentário:

Presidente disse...

Grande abraço e boa sorte para o que falta.