27 de novembro de 2007

Troféu Ori-BTT Vila Nova da Barquinha (Relato)

Nos dias 24 e 25 de Novembro de 2007, disputou-se em Vila Nova da Barquinha a 3ª prova de Orientação em BTT pontuável para a Taça de Portugal. A organização esteve a cargo do COA, um clube relativamente novo na modalidade mas talvez um dos mais dinâmicos/activos. Foi um fim-de-semana solarengo, mas com temperaturas baixas. Os cerca de 400 atletas que participaram nesta prova, tiveram todas as razões para sairem satisfeitos, a organização foi exemplar em todos os aspectos logisticos e as caracteristicas técnicas do terreno da prova tinham uma excelente qualidade! O mapa apresentou uma rede de caminhos muito densa, muitos detalhes de relevo (montes e vales bem definidos!), zonas de vegetação muito variada e caminhos técnicos onde a destreza em cima da bicicleta era vital para superar todos os obstáculos o mais rápido possível.

Em relação à minha prova, posso afirmar que a sorte não esteve do meu lado, tive vários problemas mecânicos, principalmente no primeiro dia!

24 Novembro, distância Longa, 30,4km, 635m de desnivel:
- Fui a abrir terreno, parti ao minuto 0 (12h00m), fiz uma prova tranquila e regular até ao CP9, e foi na ligação para o Check Point seguinte (CP10) que parti a corrente e por não levar chave de descravar (minha culpa!), tive que controlar 2 CPs a pé e deslocar-me para a zona das partidas com esperanças de encontrar algum atleta que me emprestasse uma chave para resolver o problema. Com mais de 25 min perdidos, mas já com a bicicleta operacional, decido continurar a prova, mas não evitei a corrente partida mais duas vezes (imidiatamente antes de controlar o CP14, e também pouco antes de chegar à meta!). Foi um dia prova muito desgastante e com algum azar à mistura. Fiquei em 15º lugar a 27min do melhor tempo!

25 Novembro, distância média, 25,6km, 550m de desnivel:
- Na Benebike trocaram-me o prato do meio da pedaleira e colocaram-me uma corrente nova, foi a solução encontrada para preparar a bicicleta para este dia de prova! À partida tinha consciência que era quase impossível chegar à liderança, mas encarei a prova com a mentalidade de dar o máximo e fazer o melhor possível. O percurso era técnico e dificil fisicamente, senti-me bem e não cometi nenhum erro de navegação mas não evitei algumas más opções, isto também porque o mapa tinha muita qualidade e não era fácil uma prova isenta de erros. Fiquei satisfeito com a minha prestação neste dia, ganhei isolado, e subi para o 3º lugar na classificalção geral!

Resultados completos e mais informações aqui...

Nenhum comentário: