29 de março de 2010

RECUPERAÇÃO

Tenho recebido muitas mensagens de apoio e consideração.

Muito obrigado pela atenção, a vossa amizade significa muito para mim.

Queria dizer que a natureza deste acidente deixou-me traumatizado, foram ferimentos graves numa altura muito especial da minha vida.

Mas agora já estou mais animado e a recuperar bem das mazelas.

Penso voltar aos treinos daqui a 2 semanas, o meu objectivo será marcar presença no WRE, evento do COC..

Mais uma vez obrigado a todos.

28 de março de 2010

ACIDENTE

São 1 da manhã, não consigo dormir...

Sinto que tenho a noite toda para escrever com o indicador atrofiado da minha mão esquerda, vou procurar transmitir o que me vai na alma:

Hoje de manhã tive um acidente de BTT, disputava-se o campeonato nacional ori-btt de distância média. Para o cp6 não tive dúvidas na opção, tinha que passar a auto-estrada e num aceiro à esquerda com linhas de alta tensão (simples). Ia muito rápido (40 km/h) quando 5 metros depois de ter entrado no caminho ser bloquedo por um arame de ferro colocado a meia altura.

Como é que eu detectava este maldito arame com 3mm de espessura? (tenho-me questionado)

Com uma pedalada forte, mãos bem firmes na BTT, já a observar o horizonte do caminho que seleccionara, eis que o arame me rasga o braço direito junto ao pulso e o braço esquerdo na zona do bicep. Fiquei com golpes profundos que ainda foram atenoados pelo suporte do porta mapa situado no guiador da BTT.

Se o arame tivesse colocado uns centimetros mais alto, corria o risco de ter danos irreversíveis nos braços com hemorragias brutais e provavelmente a estrutura ossea gravemente danificada. Se tivesse sido ao nível do pescoso era morte certa! (não consigo deixar de pensar nestas possibilidades)

Perdi muito sangue. Não tinha forma de parar as hemorragias. Gritei por auxilio. Atletas iam chegando (obrigado a todos). Carros paráram. Houve alguém que ligou para o 112. O INEM não demorou muito tempo, dado as circuntâncias até foi rápido. Fizeram-me umas ligaduras apertadas para estancar o sangue e seguimos em direcção ao hospital da Feira. (estava desiludido? com medo? estava com dores? não sei - pensava na minha familia, era o que eu pensava.)

O serviço de urgência funcionou bem, fui bem atendido no hospital. Com a devida anestesia fui suturado com 17 pontos (7 no braço direito e 10 no braço esquerdo). O médico era do Benfica. A esposa do Sr. Joaquim Margarido é lá enfermeira e foi muito atenciosa, obrigado Sra. Graça.

A Márisa+bébé, a Mãe, o Pai, o Guilherme e o Inácio chegam ao hospital e digo que está tudo bem. Ainda com os efeitos da anestesia olho para o relógio e vejo que ainda vou a tempo de participar no sprint! O médico disse que eu era maluco mas garantiu que os pontos não iriam abrir. Esperanças loucas para voltar a andar imediatamente de BTT com 17 pontos, golpes profundos com veias danificadas e com perda volumosa de sangue. As pernas estavam boas (pensava). Passado meia hora não conseguia mexer os dois braços com dores, na mão direita o maldito arame esfolou-me um tendão e a mão+pulso esravam a ficar cada vez mais inchados (nem conseguia mexer os dedos).

Vamos para casa disse o meu pai. Já chega, vamos descançar. Vamos ver o Benfica (disse eu). Passámos pelo event center para nos despedirmos da malta amiga. Chorei com dores no caminho para casa. Não aguentei.

Estou temporariamente incapacitado dos dois braços. Não consigo puxar a berguilha.

O Benfica ganhou. A Márisa vai ter o bébé para breve.

Não sei quando vou estar em condições físicas e psicológicas para voltar a andar de BTT (2 semanas, 3 semanas, 1 mês?).

Vou ponderar o meu Futuro na modalidade. Não sei qual é a prioridade do Ori-BTT na minha vida.

Vou recuperar forças junto da minha família e fazer opções (espero não apanhar arames).

A organização do evento teve responsabilidades no sucedido, mas compreendo a situação. O Fernando Silva acompanhou o acidente e disponibizou todos os meios necessátios para atenuar os danos, obrigado pela atenção. Os acidentes acontecem. Espero, sinceramente, que este caso sirva de exemplo para que não haja mais acidentes desta natureza no futuro. Não desejo o que me aconteceu a ninguém , o médico disse que eu tive SORTE.

Acho que estou com algum stress pós traumático... é a vida...

18 de março de 2010

Na Saga das Maratonas BTT

Com a presença na Maratona do Centro no próximo fim-de-semana, vou completar uma série de 3 maratonas de BTT seguidas - Maratona Tomar (65kms) + Maratona Camarnal (80kms) + Maratona Centro (40kms). Estou a procurar evoluir o meu ritmo competitivo para os campeonatos nacionais de Ori-BTT.

Em Tomar (7 Março) fui o primeiro a terminar os 65kms, o percurso foi faboloso e muito divertido, aconselho todos os amantes da BTT a visitarem os single-tracks da zona envolvente a Tomar!

No Camarnal (14 Março) fiquei no 6º lugar, quem venceu foi o Marco Sousa, um amigo com um palmarés recheado de sucessos no BTT puro e duro. A maratona saiu do Camarnal em direcção a OTA, depois subimos Montejunto e regressamos pelas pedreiras de Alenquer. Belos trilhos com descidas técnicas e paisagens vistosas.

TOP 10 dos 80 kms (1580m desnível) da 4º Maratona BTT S.R.Camarnal Team 2010:

1º 239 Marco Sousa 3:16:10
2º 240 João Santos 3:16:11
3º 231 Fábio Vitorino 3:24:50
4º 217 Nuno Valadas 3:24:52
5º 232 Tiago Fragata 3:26:07
6º 236 Daniel Marques 3:30:48
7º 223 Paulo Lopes 3:31:54
8º 214 Hugo Carvalho 3:36:12
9º 246 José Luis 3:38:31
10º 230 Nuno Ferreira 3:38:37



Em Leiria, no dia 21 de Março, lá estou eu para fazer 40 kms e estrear a minha nova bicicleta: TREK Elite 9.9 SSL 2010!

3 de março de 2010

Preparação Física com Maratonas de BTT em Março

Não tenho tido a disponibilidade ideal para treinar, por isso, neste mês vou participar em duas maratonas de 40 km em BTT (Tomar e Leiria). O objectivo é melhorar a minha forma física para os Campeonatos Nacionais.